Sobre a hidroponia

Duma forma simples, a Hidroponia define-se como "o cultivo de plantas em água", sem utilização de solo. 

Os produtores de todo o mundo estão a desenvolver estas técnicas devido à falta de abastecimento de água, e à esterilidade das terras agrícolas devido à sua utilização intensiva. Os jardineiros ou melhor, os “homegardeners” como eu, têm usado a hidroponia em menor escala para produzir legumes frescos durante todo o ano, cultivados em espaços menores, como um apartamento ou uma varanda. 

Em pequenas estufas e viveiro de cultivo, as plantas são colocadas numa base de turfa e casca, sem terra e de seguida, uma mistura de nutrientes são aplicados na água que é fornecida às plantas. 

Este tipo de solo neutro oferece muitas vantagens ao homegardener, uma vez que o meio é estéril e não há ervas daninhas para remover, sendo as pragas e doenças transmitidas minimizadas. 

Adequadamente cultivadas as plantas hidropónicas também são mais saudáveis ​​e mais vigorosas porque todos os elementos de crescimento necessários estão prontamente disponíveis. 

As plantas podem amadurecer mais rapidamente, gerando uma colheita superior de culturas hortícolas ou flores. Os jardins hidropónicos usam menos espaço porque as raízes não têm de espalhar-se em busca de comida e água.

Este requisito do pequeno espaço faz da hidroponia um método ideal para jardineiros, porque permite fazer melhor uso do espaço.




A grande vantagem da hidroponia é também a capacidade de automatizar todo o sistema com um temporizador. Automação reduz o tempo real necessário para manter os requisitos de crescimento da planta. 

A automação também oferece flexibilidade para o jardineiro porque se pode ficar fora por longos períodos de tempo sem ter que se preocupar com a rega das plantas. A hidroponia oferece também muitas vantagens para a agricultura comercial. 

Cultivar plantas sem solo elimina a necessidade de terras vastas e permite a produção em estufas ou mesmo nas areias do deserto. Técnicas hidropónicas também permitem que a utilização da água seja precisa e a aplicação de nutrientes seja feita directamente nas raízes de cada planta. 

A água é reutilizada nesses sistemas e muito menos é perdida por evaporação e escorrimento. 

Portanto, terras áridas, como desertos, podem ser transformadas em terras produtivas utilizando quantidades limitadas de água. O crescimento das plantas em sistema hidropónico não é difícil se a pessoa entender os princípios básicos. 

Se para o crescimento das plantas os requisitos forem cumpridos, existem numerosos sistemas hidropónicos que podem ser usados.

Enviar um comentário

0 Comentários