Breve História do Kiwi
Apesar de ser uma espécie de grande importância no contexto da produção mundial de frutas, e talvez por ser uma das mais recentemente domesticadas, o número de variedades de interesse comercial em kiwi é reduzido a pouco mais de meia dúzia.
Estas variedades pertencem fundamentalmente a duas espécies, de acordo com o tipo de fruta: o kiwi verde ( Actinidia deliciosa ) e o kiwi amarelo ( Actinidia chinensis ).
O cultivo comercial de outro tipo de kiwi, conhecido como “baby kiwi” ou “mini kiwi”, dos quais a maioria das variedades cultivadas, são fundamentalmente pertencentes a duas espécies diferentes, Actinida arguta e Actinidia kolomikta, só agora estão a despertar algum interesse.
Essa escassez de variedades é ainda mais impressionante se voltarmos ao início de seu cultivo em 1904.
Assim, no retorno de uma viagem à China, Isabel Fraser (professora de Wanganui na Nova Zelândia) regressou com várias sementes de deliciosas Actinidia. Estes foram semeados pelo horticultor Alexander Allison, chegando a germinar várias plantas, que pouco depois começaram a dar frutos, dos quais uma das primeiras variedades comerciais de kiwi verde foi seleccionada, e que ainda está preservada, cv. 'Allison'.
Mas foi a partir de 1928, quando ocorreu um evento importante, que marcaria o cultivo de kiwi até hoje, que foi a aparência de excelência da variedade de kiwi verde 'Hayward', cultivada em todo o mundo até hoje, cv. 'Hayward', com algumas características que ainda é difícil de superar.
Foi o cientista e horticultor Hayward Wright, que conseguiu essa variedade que chamou a atenção pelo tamanho, a sua forma oval, o seu sabor delicioso e, acima de tudo, devido a um maior prazo de validade.
O primeiro cultivo comercial de kiwi, que na época ainda era conhecido como groselha chinesa, foi iniciado em 1934 pelo fazendeiro Jim Mac Louglin, em Te Puke, na Baía de Plenty, na Nova Zelândia, também conhecida como a Baía da Abundância.
Nos primeiros anos a colheita foi destinada aos mercados locais, até que em 1952 a Mac Louglin decidiu comercializar os primeiros frutos fora da Nova Zelândia, enviando 20 caixas dos seus frutos por navio para Inglaterra.
As frutas foram vendidas no mercado de Covent Garden, em Londres, onde gostaram tanto que, a partir daquele momento, as exportações para a Europa e o resto do mundo nunca mais pararam.
Só a partir do ano de 1959, é que o fruto é definitivamente batizado com o nome "Kiwi", como é conhecido hoje em todo o mundo. Este nome vem de uma espécie de ave, endémica da Nova Zelândia.
As variedades mais importantes, do ponto de vista de sua produção e consumo, de cada tipo ou espécie são as descritas abaixo.
KIWI VERDE ( Actinidia deliciosa )
É a espécie mais amplamente cultivada no mundo, como o nome sugere, tem uma polpa verde brilhante e um sabor ácido, que normalmente tem 12 a 14º Brix no momento do consumo.
Possui propriedades nutricionais excepcionais, com alto conteúdo mineral e vitamínico, sendo uma das frutas com maior teor de vitamina C.
Embora existam muitas variedades nesta espécie, como veremos, a mais importante de todas, para a produção comercial e para diferentes razões é a 'Hayward'.
Variedades de Kiwi Verde
- -'Hayward ': como já mencionado, foi seleccionado no final da década de 1920, e até hoje é de longe o mais cultivado do mundo.
O fruto é grande, com um peso médio superior a 100 g, elipsoidal, e tem alta densidade, o que o torna um dos melhores na relação volume-peso de todas as espécies de actinídeas cultivadas. A pele é castanha, com um fundo mais ou menos verde, coberta de pêlos finos.
A polpa é muito suculenta na maturidade e com um sabor muito bom, verde brilhante, amarelada na maturidade do consumo. Tem também o melhor armazenamento a frio de todas as variedades, por mais de seis meses numa atmosfera controlada. É normalmente colhido na primeira quinzena de novembro.
Ultimamente alguns clones derivados de 'Hayward' apareceram, o que em alguns casos pode melhorar certas qualidades do mesmo.
- -'Hayward ', CLON 8: é um clone derivado de Hayward, de origem grega, muito produtivo, que tem um peso médio 20% maior que este e amadurece uma semana antes.
Green Kiwi cv. 'Hayward' |
- - Top Star: É uma mutação de 'Hayward', muito produtiva, com fruta de bom tamanho e falta de pilosidade.
- - "Hayward K": Outra selecção semelhante à anterior, também é desprovido de pilosidade.
- -Summer Kiwi: é uma selecção originada na Itália, através de cruzamentos direccionados.
Muito produtivo e pode ser algo mais vigoroso que o Hayward.
Tem pouca tendência a emitir flores triplas pelo pedúnculo. A fruta é um pouco menor que a de Hayward, com um peso médio de 85 gramas.
Tem menos acidez e mais doçura do que a maioria das variedades de kiwi verde. O armazenamento a frio é menor que 'Hayward'.
Outras variedades de kiwi verde tradicional e pouco ou nada cultivado por seu baixo interesse comercial são:
- - Bruno: Planta muito vigorosa e rústica, por isso é boa para padrões de sementes.
O tamanho médio de frutas de 60 a 70 g, e é completamente cilíndrico. A pele é castanho-escura, muito peluda, comprida e dura. A polpa é translúcida, acidificada e contém mais vitamina C do que a maioria das variedades. É recolhido uma semana antes de 'Hayward'. Armazenamento a frio muito abaixo disso.
- - Abbott: variedade vigorosa e entrada precoce na produção.
Ele é colhido uma semana antes de 'Hayward' e tem um curto período de armazenamento a frio.
- - Montanha: planta de vigor médio, rústica e mais tolerante à seca que outras variedades.
Existem outras variedades semelhantes a estas ('Allison', 'Elmwood', 'Greensil', 'Gracie', 'Vicent', 'Blake', 'Tewi' etc.), também com pouco interesse comercial, devido ao menor calibre da fruta. , a menor produtividade e, fundamentalmente, por ter um armazenamento a frio muito mais curto.
KIWI AMARELO ( Actinidia chinensis )
É a segunda espécie de actinídea em importância, em termos de área de cultivo.
Ultimamente tem tido um forte retrocesso, devido à alta susceptibilidade desta espécie à bacteriose em geral e particularmente ao cancro bacteriano (também conhecido PSA), sendo produzido pela bactéria Pseudomonas syingae pv. actinidiade.
Alguns pesquisadores, como Jaime Auger, da Universidade do Chile, afirmam que a maior ou menor susceptibilidade à verticilose e à bacteriose pode estar ligada à diploidia da variedade.
"Hayward" e a maioria das variedades de kiwi verde são menos susceptíveis a essas doenças e são hexaplóides. Pelo contrário, a maioria das variedades de kiwi amarelo, que são muito sensíveis, são diplóides.
Plantação de Kiwi Amarelo |
Atualmente, a cultura desta espécie está a ser recuperada novamente, graças ao surgimento de novas variedades mais tolerantes e também à maior prevenção, através de técnicas adequadas de cultivo.
Os frutos das variedades desta espécie são caracterizados por terem uma polpa amarela brilhante, menor acidez e uma maior doçura que o kiwi verde, o que os torna mais palatáveis, especialmente para certos mercados, como a Ásia.
Variedades de Kiwi Amarelo
- - Hort 16A (Zespri Gold): obtido na Nova Zelândia em 1992, é a variedade desta espécie, mais cultivada no mundo até hoje, com cerca de 4.000 ha. No momento a sua plantação diminuiu ao ser muito sensível ao “PSA”.
A fruta é de tamanho médio e muito característica por ter um final floral muito pronunciado. Tem polpa amarela e é rica em açúcar, vitamina C, E e ferro, com sabor de frutas tropicais. Muito produtivo e tempo de colheita semelhante ao 'Hayward'.
Kiwi amarelo cv. 'Hort 16A' |
- - Jintao (Jing Gold): Foi seleccionado na China e introduzido na Europa pelo consórcio italiano Kiwi Gold, em 1998.
Kiwi amarelo cv. 'Jin Gold' |
- - A 19 (Enza Gold): selecionado na Nova Zelândia por D. Skelton.
- - JB Gold (Kiwi Kiss): também obtido na Nova Zelândia por D. Skelton.
- - Sungold: é uma nova selecção de Zespri, irmão de Zespri Gold, com uma carne amarela brilhante e um sabor muito tropical.
- Soreli: É uma variedade seleccionada na Itália, pelo professor Testolin e pelo doutor Cipriani, da Universidade de Udine.
Como Jintao, tolera o frio melhor que as outras variedades amarelas, devido ao seu surgimento ligeiramente posterior. A fruta é de bom tamanho (média de 100 g), com carne amarela e pele castanho-clara, sem pilosidade.
É uma variedade tetraplóide, portanto, espera-se que possa ter uma tolerância média à Verticiliose e à Bacteriose. A colheita é feita cerca de 3 ou 4 semanas antes de 'Hayward'.
BEBÉ KIWI ( A. arguta e A. kolomikta )
Os frutos destas espécies são conhecidos mundialmente como "baby kiwi", "mini kiwi" ou "kiwi berry".
Fundamentalmente, duas espécies também são cultivadas, também pertencentes à família Actinidiaceae, e são: Actinidia arguta, à qual pertence a maioria das variedades para cultivo comercial, e Actinidia kolomikta , também chamada de beleza árctica.
Bebé Kiwi |
São espécies muito resistentes ao frio do inverno, já que a sua origem é do Árctico e do leste da Ásia.
Embora a maioria dos machos de cada uma das duas espécies citadas possa atuar como um polinizador para ambos, é preferível que cada um deles tenha polinizadores da mesma espécie.
Há também uma variedade feminina auto-fértil, que em alguns casos também pode atuar como polinizadores de outras variedades, produzindo frutas.
Por outro lado, tanto os requisitos edafo-climáticos como os sistemas de cultivo são muito semelhantes aos restantes kiwis.
Os seus frutos são pequenas bagas, raramente excedendo 25 g por fruto, oval ou cilíndrico, 20-40 mm de comprimento e 20-25 mm de diâmetro. A pele é lisa, fina e macia, sem pêlos e comestível, verde e avermelhada em algumas variedades.
A polpa é verde brilhante, com um sabor semelhante ao kiwi verde, mas mais doce. Eles têm um conteúdo antioxidante maior que o resto dos kiwis e um teor mais alto em vitaminas e minerais. Eles são ideais para consumir facilmente como lanche, porque ser comidos com pele e as sementes quase não são percebidas.
Por outro lado, a maioria das variedades cultivadas tem um prazo de validade curto, cerca de 2 ou 3 meses e são colhidas entre os meses de agosto e outubro.
Abaixo estão listadas algumas das variedades comerciais mais comuns.
- - Ananasnaja ( A. arguta ): é uma variedade muito produtiva, os frutos são quase sempre agrupados em cachos de três frutas, são verdes com tons avermelhados na parte mais ensolarada, são pequenos, 3-5 g.
- - Meader ( A. arguta ): é uma variedade auto-fértil, embora para produção comercial melhore a sua produtividade com um polinizador.
- - Larger ( A, argumenta ): é uma variedade nativa de áreas montanhosas, aclimatada a condições muito adversas, tanto a seca no verão, frio e vento no inverno.
- - Santyabraskaya ( A. Kolomikta ): variedade da Ucrânia, com folhagem muito atraente no outono devido à sua descoloração.
- Rec-Szymanowski (A. kolomikta ): batizado com o nome de seu criador, Dr. Tadeusza Szymanowzki.
- - Jumbo ( A. arguta ):Esta é uma variedade de origem italiana. Frutos grandes, a maior das espécies, verde oblongo e amarelado.
- - Issai ( A. Arguta ): variedade de origem japonesa. É auto-fértil, por isso pode ser cultivada sozinha, embora na produção comercial seja importante ajudar um polinizador, para aumentar a produção.
- - Transcarpácia ( A. arguta ): é uma nova variedade auto- fértil. Floração tardia, por isso pode ser interessante para áreas com risco de geadas tardias.
Existem muitas outras variedades dessas espécies, que também são usadas para cultivo, como: 'Langer', 'Adam', 'Jumbo verde', 'Micros', 'Kiwiño' e 'Red Beauty', 'Rosana' e ' Ken`s Red 'mais ou menos vermelho, pele e polpa.
0 Comentários