O arando vermelho é originário da América do Norte. Era usado tanto como alimento, como planta medicinal, era a planta milagre, pois diziam que curava tudo e foi usado durante séculos, de geração em geração.
Ainda hoje é importante e celebrado, nos EUA, no dia 23 de Novembro.
É cultivado nos EUA, Canadá e Chile, existindo também uma variedade originária da Europa do Norte, que cresce nas zonas de grande altitude, mais pequena que a variedade americana e em estado selvagem, o Vaccinium oxycoccos.
Foto: Pixabay |
Esta variedade, é rara e preservada. O arando precisa de um longo Inverno para estimular a floração e normalmente encontra-se até 2500 m de atitude.
O arando vermelho é um pequeno arbusto que pode atingir 30-50 cm de altura e 0,80m de largura.
É um arbusto de folhagem persistente, e auto-fértil. Floresce em pequenas flores cor-de-rosa e o fruto são pequenas bagas vermelhas escuras quando maduras, comestíveis, que se colhem em Setembro, quando estão maduros, bem vermelhos e firmes ao toque.
No Outono oferece um bonito efeito pois as folhas ficam avermelhadas. Cresce lentamente mas poderia viver uma centena de anos em condições favoráveis. Se plantar mais do que um, espace cada planta de pelo menos 50 cm.
Arando vermelho
As bagas podem ser utilizadas frescas ou secas. Usadas em pratos salgados, doce, sumo, tartes e bolos, e também se podem congelar.
Desenvolve-se preferencialmente em altitude. Gosta de solo fresco, húmido, ácido (Ph entre 4 e 5) e rico em matéria orgânica, preferindo uma exposição de meia sombra.
Planta-se no Outono, embora também seja possível plantar na Primavera. Floresce de Junho até fim de Julho e colhe-se no outono. Planta rústica, resiste até -30°C. A primeira colheita acontece ao 3º ou 4º ano. Rende cerca de 2kg/m2.
No Outono e na Primavera aduba-se com adubo orgânico. Pode-se palhar com casca de pinheiro.
O fruto tem propriedades anti-oxidantes, permite lutar contra as infecções urinárias e o sumo de arando possui também uma acção eficiente contra as inflamações da boca e dentes, evitando que as bactérias se fixem nos dentes, bem como acção eficaz nas doenças cardio-vasculares.
Pesquisas recentes atribuem-lhe uma acção benéfica contra o cancro, pela diminuição do número de células malignas. Usado em dietas de emagrecimento também pelo seu baixo valor calórico (100g de arando têm apenas 46 calorias). É uma fonte de fibras e vitaminas C, E e B5. Os minerais mais presentes são o cobre, o magnésio e o ferro.
Deve ser consumido com moderação pois também pode ter efeitos adversos consumido em excesso, tal como o gogi ou o mirtilo. Pessoas com historial de cálculos do trato urinário não devem consumir muitas bagas.
Colheita:
A partir de Setembro e durante o Outono, quando as bagas estão vermelhas escuras.
Poda: No fim do Inverno (Fevereiro-Março) antes do inicio da vegetação. A poda verde não é necessária.
Eliminar ramos partidos, secos ou mortos e mal orientados, pela base. Quando necessário limitar o crescimento em largura. Ao fim de 5 anos reduz-se os ramos mais antigos a 5 cm para favorecer novos ramos frutíferos.
Multiplicação
Através de estaca ou mergulhia.
0 Comentários